13/06/2010

Abrindo aspas

Nosso blog está abrindo aspas para expor as programações que ocorreram na PUC no mês de maio.

Coletiva com a jornalista Cristina Coghi

No dia dezoito de maio, a jornalista Cristina Coghi se propôs a participar de uma coletiva com os alunos do primeiro ano de jornalismo da PUC-SP. Com um tom divertido e inspirador, a profissional que já está na área há vinte anos, expôs alguns momentos de sua carreira e ilustrou o funcionamento de uma rádio jornalística.
“O rádio é um veículo de massa emocionante”, diz Coghi que atualmente trabalha como repórter na rádio CBN. Ao contar um pouco sobre sua vida de estudante relata que foi abençoada “Eu tive sorte ...vim de uma família muito humilde, e fui a luta. Não tinha bolsa família. Comecei cobrindo férias, e ai foi...”
Após o “bum” da sinergia, conta que teve contato com o jornalismo impresso. Para ela é enriquecedor trabalhar com várias mídias e frisa “eles olham muito hoje para sua capacidade de multifuncionalidade”. Por isso deu uma dica a todos os alunos “não feche o campo, esteja aberto a qualquer tipo de trabalho.”
Quando Cristina foi questionada sobre a eliminação do diploma para jornalistas, se declarou uma defensora dele. Mas, mesmo assim, confessou que se encontram hoje muitos jornalistas ruins, que são formados, atuando na grande mídia. A respeito da manipulação por parte dos órgãos que divulgam notícias, disse que não vê, pelo menos, uma manipulação direta. Porém contou que “existem muitos jovens jornalistas que querem agradar o chefe”, e corrompem sua ética jornalística para isso. Afinal, disse Coghi, “o que vale no fim das contas é o lucro”.
“Eu era contestadora e sou ainda. Queria mudar a sociedade”. Jornalista e ao mesmo tempo mãe, ri ao falar que “é uma loucura” conciliar suas duas profissões, “tudo é mais difícil para a mulher, há pressão o tempo todo”.
Com todas as suas adversidades, não desistiu de lutar. Cristina Coghi mostrou que muito mais do que uma ótima jornalista é uma grande vencedora também. E assim, finaliza a coletiva com muitos sorrisos e aplausos.

Autoria do grupo Relatos de um anonimato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário