21/06/2010

Invisibilidade visível



“A invisibilidade é muito por falta da pessoa não ter voz” diz Renato* de 27 anos. Estudante de jornalismo em uma das faculdades mais conceituadas do Brasil e servente de uma escola no bairro Jardim Bartira, Renato é um exemplo de perseverança para todos. Moreno, alto e magro, carrega nos olhos uma história de luta, mas com muitas vitórias. Na adolescência ficou órfão de mãe, e hoje cuida do pai debilitado. Apesar de tudo, não sente pena de si mesmo, apenas procura ter voz na sociedade.

“O pior que ser invisível é sentir que a sua opinião não conta”. Renato franze a testa, expressando indignação, ao relatar um incidente que ocorreu na escola em que trabalha. Opinou várias vezes sobre os horários dos intervalos das crianças, mas só conseguiu ter sua proposta atendida, quando conversou com os professores e eles foram conversar com a direção. “Minha opinião não vale nada, eu to aqui mas eu não to, eu sou simplesmente o servente”.

Quando questionado sobre invisibilidade social, afirmou que todas as pessoas um dia já se sentiram assim. “Assim como eu faço as pessoas serem invisíveis, o inverso também acontece”. O exemplo que deu foi o de sua rotina “eu pego ônibus com o mesmo cobrador todo dia, mas eu não lembro a cara dele, e encontrei com ele hoje lá. Porque eu fico pensando que tenho que trabalhar, ir pra faculdade, tenho o meu pai pra cuidar e tenho que ficar controlando os gastos financeiros”.

Mão no queixo, pés cruzados. Renato conta sobre as pessoas que moram em sua região. “É bem variado, os mais novos nasceram aqui em São Paulo, os mais velhos vieram do Norte, Nordeste”. Menciona Ceará, um amigo nordestino que lhe ensinou muito culturalmente. Resgata também a memória de sua mãe, que veio do Piauí quando era adolescente. Seus olhos se perdem.

Nos traços de seus vizinhos, identifica Macabéa de Clarice Lispector. “Tem uma maneira bem fácil de você ser conhecido num lugar como a periferia de São Paulo, você morre”. Lembra de uma música do grupo de rap que gosta de ouvir. Olha para cima, e canta um refrão que recorda “Foi fuzilado à queima roupa no colégio, abastecendo a playboyzada de farinha. Ficou famoso, virou notícia, rendeu dinheiro aos jornais, ham!, cartaz à policia. Vinte anos de idade, alcançou os primeiros lugares... super-star do notícias populares!” (Racionais – Homem na Estrada). Renato espreguiça as costas na cadeira, olha para o chão e continua falando “As pessoas de periferia só se destacam se virarem jogadores de futebol ou entrando no crime. O cara quer ter um tênis ou uma camisa da marca famosa, daí ele entra no crime. Isso gera a violência, mas faz ele se sentir bem”. São os Guris de Chico Buarque que ainda podem ser vistos na sociedade. O jovem complementa sua fala apontando outras ações que observa nas pessoas de sua comunidade, “quando querem aparecer eles também se voltam pra pichação e pro bullying”.

Sua motivação maior em estudar e se graduar como jornalista é saber da chance que terá para melhorar o lugar em que vive. “Esse era meu objetivo desde do primeiro dia que cheguei na universidade” sorri o rapaz. Como estudante de uma boa universidade, consegue ver hoje portas abertas. Percebe sua oportunidade para denunciar as negligências do governo na periferia em que reside, e denunciar os abusos das autoridades naquela região. “Essa voz é o que quero ter, a voz que o pessoal não tem. Não que vá tirar a invisibilidade das pessoas, mas das coisas que vejo todo dia”.

“Talvez eu não seja tão invisível porque eu tenho essa coisa, falo muito. Mas quando as pessoas são mais tímidas elas têm uma baita história de vida e ninguém sabe. A história dela passa por você todos os dias e você não vê, e vai continuar não vendo. Porque as coisas do dia a dia da gente tomam conta do nosso tempo, e os interesses individuais são com certeza bem maiores do que o interesse de saber o que aquela pessoa ali passa”. Com um sorriso inspirador nos lábios e com os olhos brilhando terminou “eu sou um, um sozinho, mas acho que já da pra fazer muita coisa”.


Larissa Marolla


* Nome fictício para preservar a imagem do entrevistado.

2 comentários:

  1. Larissa, parabéns! Na minha opinião, ficou super bem escrita, bem linkada e com as falas do entrevistado super bem encaixadas.

    Parabéns pelo Blog também!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Como disse a Ana Beatriz =) (www.declarando.blogspot.com)o texto ficou ótimo...PARABÉNS!!! Só tenho umas coisinhas a dizer: este tal "Renato" (hahaha) é muito mala; veio de novo com a música do Racionais!!! Daqui a pouco vou decorá-la....Brincadeirinha...Bom, a história é a que ouço há 3 meses e se ele não tem pena de si, quer que os outros tenham...entretanto, não imaginei que poderia ver tudo de novo e gostar..Grande mérito. ADOREI...

    P.S. Só faltou o Prof. de Matemática e a Carol... =P

    ResponderExcluir